Os nobreaks monofásicos são uma solução eficaz para manter equipamentos eletrônicos funcionando durante falhas na rede de energia. Não à toa, eles são cruciais para empresas, garantindo a continuidade operacional, evitando danos aos ativos e mantendo a produtividade.
Neste artigo, apresentaremos as principais informações que você precisa saber sobre esses nobreaks. Isso incluirá o funcionamento e as funcionalidades desses equipamentos, dicas para a melhor escolha e recomendações em relação à manutenção.
Dessa forma, você poderá entender se implementar um nobreak monofásico na sua empresa realmente atenderá às suas demandas. Boa leitura!
O que é um Nobreak Monofásico e como ele funciona?
O nobreak monofásico é um dispositivo que fornece energia contínua e estabilizada a equipamentos eletrônicos mesmo quando ocorrem quedas e oscilações na rede elétrica.
Em relação ao funcionamento desse equipamento, há a seguinte dinâmica:
- O nobreak converte a energia recebida da rede elétrica em um formato viável para armazenamento em suas baterias;
- Quando ocorre uma interrupção ou instabilidade na rede, ele automaticamente passa a fornecer a energia armazenada aos equipamentos conectados.
Desse modo, além de evitar danos aos dispositivos decorrentes do desligamento abrupto ou do recebimento de energia instável, o nobreak também mantém as operações em pleno funcionamento.
Naturalmente, é necessário considerar o tempo de autonomia. Ou seja, quantos minutos as baterias do nobreak são capazes de continuar alimentando os equipamentos. Caso a energia da rede não retorne dentro do tempo de autonomia do nobreak (indicado pelo fabricante), é necessário desligar os equipamentos.
Equipamentos que podem ser protegidos com esses Nobreaks
Os nobreaks monofásicos são ideais para proteger uma ampla gama de dispositivos. Entre eles estão:
- Computadores;
- Roteadores;
- Servidores;
- Sistemas de monitoramento e segurança;
- Dispositivos de áudio e vídeo; e
- Equipamentos de escritório de um modo geral.
Benefícios dos Nobreaks Monofásicos para empresas
No caso específico das empresas, a principal vantagem de implementar um nobreak monofásico é a garantia da continuidade operacional.
Negócios que dependem de dispositivos e sistemas eletrônicos como os que foram mencionados acima precisam garantir que quedas de energia não interrompam suas atividades. A escolha certa para assegurar isso é exatamente um nobreak monofásico.
Sendo que, na prática, além da manutenção das atividades, ele também é valioso por outras questões:
- Evita a perda de dados/arquivos/documentos;
- Garante a conclusão de transações financeiras que estejam em andamento durante quedas de energia; e
- Reduz a ocorrência de gastos não planejados com reparos ou substituições de equipamentos (danificados por falhas de energia).
Principais diferenças entre Nobreaks Monofásicos e Trifásicos
Os nobreaks monofásicos são assim chamados pelo fato de serem projetados para uso em instalações que recebem alimentação elétrica monofásica (que é aquela constituída por dois fios, sendo uma fase e um fio neutro).
É por isso que esses nobreaks são ideais para residências e pequenos negócios (comércios, lojas, consultórios, escritórios…).
Por sua vez, os nobreaks trifásicos suportam três fases. Em termos práticos, eles são mais robustos, sendo indicados, por exemplo, para indústrias e grandes instalações comerciais.
Dessa forma, a escolha entre um nobreak monofásico ou trifásico deve ser feita considerando o tipo de alimentação recebida pelas instalações do negócio e suas necessidades específicas.
Dicas para escolher o Nobreak Monofásico ideal
Para escolher um nobreak monofásico que realmente atenda às suas necessidades, você deve considerar os seguintes aspectos:
-
- O tipo de alimentação elétrica do local onde o equipamento será instalado (para assegurar a compatibilidade);
- A potência dos equipamentos que serão conectados ao nobreak; e
- O tempo de autonomia desejado.
Dica extra: se você tiver dispositivos sensíveis, dê preferência a nobreaks com saída senoidal pura, pois eles fornecem uma energia de alta qualidade.
Manutenção e cuidados com Nobreaks Monofásicos
Fazer abordagens regulares de manutenção preventiva será algo valioso no sentido de garantir o bom funcionamento do seu nobreak monofásico.
Esse cuidado prolonga a vida útil do equipamento e assegura que ele esteja sempre em suas melhores condições de uso. Assim, suas instalações ficarão muito menos sujeitas a contratempos que gerem paradas não planejadas e consequentes prejuízos.
Como foi possível compreender, os nobreaks monofásicos são fundamentais para as empresas protegerem seus ativos e garantirem a continuidade operacional. Na prática, investir nessa solução de proteção energética significa assegurar tranquilidade e produtividade.
Melhor ainda se isso for feito com o melhor custo-benefício do mercado, que você encontra na Smart UPS. Trabalhamos com diversos modelos de nobreaks monofásicos, todos com a confiabilidade da APC by Schneider Electric, fabricante referência em proteção de energia. Clique aqui para conferir!